#EmBH – O Chef e a Chata ao vivo no Mercado Central de BH

Oi gente!!

Tudo bem?

Quem me segue nas redes sociais (como assim você ainda não?), viu que neste sábado, dia 03 eu estive na Cozinha Escola Nestlé, no Mercado Central de BH para uma aula mega especial!

cozinhaescolanestle_bh

É um espaço muito legal no Mercado em que acontecem diversas aulas com cardápios variados. Achei super linda a decoração de Natal, diga-se de passagem.

É um local onde encontramos diversas receitas espalhadas, além de pequenas mini hortinhas cheias de temperos.

cozinhaescolanestle_bh_2

Fomos recepcionados com um café maravilhoso, cheio de gostosuras, e também receitinhas saudáveis que surpreenderam! Tudo muito bem feito e delicioso!

cafe_ochefeachataaovivo

A aula foi maravilhosa! Estava cheia, e a sintonia dessa dupla deixou tudo ainda mais gostoso e divertido. Pra quem não conhece, essa é dupla dinâmica mais conhecida como O Chef e A Chata, mas também chamados por Gui Poulain e Lu Ferreira. O Chef e a Chata surgiu como uma sessão no blog e no canal da Lu, o Chata de Galocha. É um projeto muito legal e que trás pra gente um pouquinho de receitas tradicionais, inusitadas, e aquelas que eu sempre quis aprender!

ochefeachataaovivo_bh_lu_e_gui

Para acompanhar mais o trabalho dos dois, e também um pouquinho de sua vida (por que não?), olha aí as redes socieis deles:

Lu Ferreira

Blog: www.chatadegalocha.com
Instagram: @chatadegalocha
YouTube: Blog Chata de Galocha

Gui Poulain

Blog: http://moldandoafeto.com/
Instagram: @gpoulain
YouTube: Gui Poulain

Bom, vamos as receitas divinas que foram ensinadas, né?


Quiche de Cebolas Caramelizadas

Esse foi o prato salgado que aprendemos, e vai bem com diversas variações, e ficou divino servido com uma salada de folhas e tomatinhos cereja, com um molho apaixonante de Mostarda e Mel (a Camila, da Cozinha Escola, está de parabéns!)

quiches_servidos_salada_ochefeachata

Ingredientes

Massa:

  • 2 Xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga
  • 2 gemas
  • 1 pitada de sal

Recheio

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 cebolas grandes fatiadas
  • 1 colher (sopa) de açúcar (opcional)
  • 1 lata de Creme de Leite Nestlé® (300g)
  • 2 ovos batidos
  • 1 stick de Maggi® Meu Segredo
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 ramo grande de tomilho fresco

Modo de preparo

Massa: Em um recipiente misture todos os ingredientes e 4 colheres de sopa de água bem gelada até que a massa fique homogêne e solte completamente das mãos (cuidado pra não sovar a massa!). Forre uma foema de fundo falso (24cm de diâmetro) com a massa (você pode usar alguma coisa pra deixar um pesinho em cima dela pra evitar que ela cresça, ou use um garfo para fazer pequenos furinhos na massa). Leve a massa para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos e reserve.

Recheio: Em uma frigideira ou panela, derreta a manteiga, junte a cebola e o açúcar e deixe refogar em fogo médio, mexendo sempre, até que esteja dourada e macia (uns 15 minutinhos). Espere amornar (muito importante!), junte o creme de leite, os ovos, o Maggi® Meu Segredo, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão e o tomilho, e misture bem. Coloque sobre a massa pré-assada reservada, polvilhe o restante do queijo parmesão e leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.


Torta Tropical

Uma sobremesa leve, e deliciosa! Daquelas receitas fáceis de fazer em casa e que poderiam facilmente estar no cardápio de qualquer restaurante mega chique!

torta_tropical_ochefeachataaovivo_bh

Ingredientes

Base:

  • 1 pacote de biscoito Nesfit® Aveia e Mel
  • 3 colheres (sopa) de leite Molico® Total Cálcio

Recheio

  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
  • 2 potes de Iogurte Molico® Total Cálcio Natural (160g cada)
  • 1 vidro de leite de coco light (200ml)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Cobertura

  • 2 mangas grandes (tipo palmer) maduras (mas nem tanto… rsrs)
  • 1/2 colher (sopa) de mel
  • polpa de 1 maracujá, passada pela peneira

Modo de Preparo

Base: Em um liquidificador triture os biscoitos Nesfit® até formar uma farofa. Misture com o leite Molico®, formando uma massa únida e forre o fundo de uma forma de aro removível (22cm de diametro – dica: se for aquelas com a trava, será melhor para quando for colocar o recheio), untada levemente com óleo. Reserve na geladeira.

Recheio: Em um recipiente misture a gelatina com 4 colheres (sopa) de água e leve ao fogo, em banho-maria (ou ao microondas, checando a cada 5 segundos), até dissolver. Coloque em um liquidificador, junte o iogurte Molico®, o leite de coco, a essência de baunilha e bata até formar uma mistura homogênea e aerada (preste atenção nas bolhinhas de ar). Coloque sobre a base da torta, que estava reservada, e leve pra gelar por cerca e 2 horas ou até que fique firme.

Cobertura: Em um liquidificador, bata meia manga picada com o mel e a polpa do maracujá, formando um purê. Transfira para uma panela e leve ao fogo para fever rapidamente. Corte o restante da manga em fatias bem finas, como se fossem pétalas e reserve.

Montagem

Retire a torta da geladeira e decore-a com as fatias de manga, colocando-as do centro para as bordas, formando uma flor. Regue delicadamente com a calda reservada e sirva a seguir.


Suco de Melancia, Limão, Hortelã e Gengibre

Esse suco mega refrescante e funcional, é uma delíiiicia!

suco_melancia_ochefeachataaovivo_bh

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de menlancia (sem caroço) picada
  • suco de 1 limão
  • 5 folhas de hortelã
  • 1 fatia de gengibre
  • 1/2 xícara (chá) de água mineral Pureza Vital® sem gás

Modo de Preparo

Dica: Em um saco plástico próprio para alimentos, deixe a melancia no congelador por mais ou menos uma hora antes de preparar o suco.

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata bem, até ficar homogêneo


Essas e outras receitas você encontra no site Receitas Nestlé!

Gostaria muito de agradecer o convite para participar desse momento especial, d’O Chef e a Chata em modo offline! Foi muito especial!

Foi um momento muito especial! Foi muito bom rever a Lu, a Ju, conhecer o Gui e o Leo! Muito obrigada mesmo, gente E já tô doida pra ver o vlog (olha o Leo gravando tudo ali!)

Foi um momento muito especial! Foi muito bom rever a Lu, a Ju, conhecer o Gui e o Leo!
Muito obrigada mesmo, gente! E já tô doida pra ver o vlog (olha o Leo gravando tudo ali!)

Qual a receita favorita de vocês?

Quem sabe não dá pra arriscar uma mágica na cozinha para as festas de final de ano?

Se fizerem alguma das receitas, posta no instagram e marca a gente (@acarolsv)! Tenho certeza de que ficaremos com água na boca vendo as fotos de vocês!

Até a próxima!

Carol

2 thoughts on “#EmBH – O Chef e a Chata ao vivo no Mercado Central de BH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.