2020

His Dark Materials – uma nova visão sobre A Bússola de Ouro

A HBO veio em 2019 com novas séries super comentadas e assistidas, e bem no finalzinho, eu descobri “His Dark Materials”.

Sendo completamente sincera com vocês: a primeira vez que tive contato com o universo de A Bússola de Ouro foi quando lançaram o filme de mesmo nome lá em 2007. E não fiquei fã de um filme que não acaba, e não parecia que ia ter continuação.

Apesar disso, fiquei levemente intrigada com a série de livros. Mas acabei esquecendo dela, deixando pra lá…

E então no final de 2019, veio a HBO com sua produção baseada na mesma série, mas agora intitulada His Dark Materials ( ou Os Materiais Sombrios Dele, traduzindo livremente), assim como o título prinpal da trilogia de Philip Pullman.

Que obra para me lembrar do porque já pensei em ler os livros de Pullman um dia!

Sobre a série – Sinopse

Com um elenco estrelado, mas também trazendo novas carinhas para o mundo da TV (pelo menos pra mim), foram escolhas incríveis para cada um dos personagens de A Bússola de Ouro.

Pra quem não conhece a história, segue um resuminho:

Lyra Belacqua é uma órfã que mora na Universdade Jordan, em Oxford. Quando seu melhor amigo Roger é sequestrado, ela se aventura por lugares que até então só existiam na sua imaginação, e nos livros que lia.

Enquanto parte nesta jornada, Lyra entra em contato com informações muito importantes e extremamente perigosas, e preciosas para o Magistério, entidade responsável pelo governo.

Para salvar seu amigo, e descobrir o que é o Pó, a menina tem que confiar em novos amigos, descobrir muitas coisas do seu passado, e ter coragem para seguir para um novo futuro.

A HBO resumiu a história assim:

Em um mundo parecido com o nosso mas habitado por bruxas, ursos guerreiros e daemons, uma valente jovem chamada Lyra (Dafne Keen) descobre um sinistro plano após seu meu melhor amigo de infância ser sequestrado por uma organização secreta. Baseada na aclamada trilogia do autor Philip Pullman, His Dark Materials conta com as atuações de James McAvoy e Ruth Wilson.

FONTE: SITE OFICIAL DO SERIADO NA HBO GO

Por que “uma nova visão”?

A grande vantagem da série, principalmente sobre o filme de 2007, é a possibilidade de explorar não só em detalhes, mas em complexidade toda a trama, incluindo muito das relações entre os personagens e, principalmente, as relações entre as entidades que fazem parte do universo de Philip Pullman.

A obra de Pullman nos mostra um mundo muito parecido com o nosso, mas em que ciência e magia se entrelaçam de uma maneira que não sabemos onde uma começa e a outra acaba. Temos bruxas, animais falantes, reinos desconhecidos, pesquisa científica, um toque de religião, zepelins e discussões sociais.

Realmente “His Dark Materials” me deu uma nova visão sobre o que realmente os livros querem mostrar, e como isso me fez refletir sobre algumas coisas.

Reflexões e relações

Uma coisa que me fez pensar muito é a relação dos humanos com os deamons. Os animais espíritos não conseguem se afastar muito dos seus humanos. Quando crianças, eles mudam de forma, representando as inconstâncias da fase, além da formação de identidade que ainda está acontecendo. A partir de certa idade, os deamons se “fixam” em uma forma apenas, e seguem com seus humanos até o final de suas vidas, sempre conectados.

Essa relação diz muito sobre o nosso processo de crescimento e amadurecimento como indivíduos. Em aceitar, abraçar, e dialogar com os nossos espíritos, demônios, consciência. Mas não importa o nome que se dê, é algo que me fez muito pensar sobre autoconhecimento, e minhas relações.

Lyra não sabia em quem confiar em sua jornada, apenas em si mesma.

O que achei de His Dark Materials?

His Dark Materials é uma série pra deslumbrar, se encantar e fazer refletir.

Então com certeza vale a pena conferir!

Está disponível na HBO GO, serviço de streaming do canal HBO.


Até a próxima!

Carol

Olha só esses aqui também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.