2012

#BoasIdeias – Furoshiki

Nome estranho, né?

Mas, na verdade, foi uma maravilha a qual eu fui apresentada! Ainda mais nessa época em que a sacolinha plástica é escassa, e nem sempre lembramos de levar a sacola retornável na bolsa (ou só não queremos ocupar muito espaço na bolsa…).

O Furoshiki é um costume japonês para se fazer embrulhos, sacolas e bolsas com pedaços de pano quadrados. Bem mais prático do que carregar as sacolas, os panos podem ser melhor acomodados em nossas bolsas.

O furoshiki é a arte tradicional de embrulho japonês, através da utilização de um tecido quadrado este possibilita embrulhar qualquer objeto. Surgiu durante o Período Edo quando os senhores feudais frequentavam os banhos públicos, cada um carregava seu vestuário embrulhado no furoshiki, por sua vez cada furoshiki era identificado com o brasão da família. Durante o Período Edo havia muitos incêndios com isto o furoshiki servia como uma mala de mudança,os objetos embrulhados eram carregados nas costas e cabeça.

Mas após a Segunda Guerra Mundial, o furoshiki começou a perder sua popularidade, por conta das sacolas plásticas, com isto no Japão a Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike lançou a campanha Mottainai Furoshiki onde engloba o conceito dos 3 R´s reutilizar, reduzir e reciclar, seu objetivo foi de resgatar e incentivar o uso do furoshiki como eco-bag, para substituir o uso de sacolas plásticas.O tamanho do furoshiki este simples tecido quadrado pode variar de acordo com o objeto a ser embrulhado, o tipo de tecido do furoshiki pode ser desde um algodão, tecido sintético, orgânico até um tecido mais delicado como a seda.”
Algumas ideias pra fazer:
Bom, não precisamos nos concentrar apenas em bolsas e embalagens… Soltar a criatividade para usar o nó do Furoshiki é o que vale!
Se amarrou?

Carol
Fontes e sites sobre o assunto:


Olha só esses aqui também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.