#emBH

#emBH – Recosturando Portinari na Casa FIAT de Cultura

Oi gente!

Hoje o post vem falar de uma mostra super legal que está em cartaz na Casa FIAT de Cultura, em BH.

Está em cartaz a exposição Recosturando Portinari na Casa, que recentemente se mudou para o Palácio dos Despachos, como parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

O responsável pelas obras em tecido, inspirado pelo Caderno Secreto de Portinari, é ninguém mais, ninguém menos que Ronaldo Fraga!

A mostra, além de obras de Ronaldo inspirado pelas formas e cores das obras de Portinari, destaca também a recuperação do principal painel do artista Cândido Portinari, “Civilização Mineira”. De acordo com o portal da Casa FIAT:

Civilização Mineira, maior quadro de Cândido Portinari em Minas Gerais, ganha os holofotes da exposição. Representando a mudança da capital mineira, de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 1897, e a evolução da civilização mineira, o painel, de 2,34m X 8,14m, passou por restauração no último ano, quando foram descobertos uma intensa ocorrência de cupins e o esbranquiçamento de partes da obra – provocado pelo branco feito de titânio. Instalações e ambientes sensoriais foram idealizados por Ronaldo Fraga para contar as etapas dessa restauração – de forma lúdica e interativa –, fazendo o público sentir-se parte do quadro e do passo-a-passo da recuperação de uma obra de um dos principais representantes do modernismo no Brasil. Making of e uma representação de um ateliê de restauro, além de uma visão sobre a vida e a obra do mestre modernista, poderão ser apreciados pelo público nesse mergulho portinaresco.

E que tal se sentir um estilista? E um artista? Pois essa é a hora! Além da exposição, há duas oficinas acontecendo, em que você solta a criatividade criando seus modelitos com croquis do próprio Ronaldo Fraga, com retalhos diretamente do seu ateliê, e também a oficina de estampas, em que aprende-se um pouco sobre a criação das estampas que fazem parte das obras de Ronaldo Fraga.

No sábado passado participei da oficina de estilismo, e foi pura diversão!

Olha aí todo mundo concentrado nas suas criações 😉

Uma coisa muito legal da oficina é que é aberta para pessoas de todas as idades! Olha essa pequena artista e sua obra:

Ela desenhou o look que estava usando, e colocou todos os detalhes, até as pulseiras!

Que tal ver mais alguns dos incríveis trabalhos, hein?

E aí, gostaram? Vale muito a pena aproveitar essas oficinas!

Além de ser bem divertido, a gente conhece pessoas muito legais! Obrigada gente!

Para saber mais sobre a programação completa da Casa FIAT de Cultura, passa aqui no síte, ó: http://www.casafiat.com.br/

Se tiverem dicas legais aqui de BH, que tal deixarem aqui nos comentários, hein? Quem sabe a dica não aparece aqui no blog?

Até a próxima!

Carol

Olha só esses aqui também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.